Bacharelando
ANDRADE, Luiz Neto. luizneto_jp@hotmail.com Discente UFPB
RESUMO
Este artigo visa à discussão acerca da inserção do profissional Psicopedagogo no grupo de profissionais que integram o programa NASF (Núcleo de Apoio à Saúde na Família), mostrando as suas capacidades e competências, trás também uma explicação sobre o que é a equipe NASF, suas competências e responsabilidades. Comparando e mostrando a possibilidade e a necessidade da inserção do profissional Psicopedagogo entre os profissionais que fazem parte de tal equipe, Tendo em vista a crescente demanda de crianças com necessidades educativas especiais, idosos, e toda uma gama de usuários que necessita de uma visão e intervenção diferenciada, práticas essas, exclusivas do profissional Psicopedagogo.
PALAVRAS-CHAVE NASF, Psicopedagogo e Profissional.
OBJETIVOS:
Traz como objetivo geral, a Reflexão e discussão, sobre a possibilidade de inclusão do Profissional Psicopedagogo entre os Profissionais que fazem parte do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde na Família). E em seu objetivo especifico mostrar a necessidade de tal profissional para o bem estar da comunidade atendida. Apresentando os seus conhecimentos específicos e a compatibilidade de tais conhecimentos com as demandas advindas de toda a sociedade, Tais quais, Déficits de Aprendizagem, Crianças com necessidades educativas especiais entre outros.
INTRODUÇÃO
Inicialmente é importante destacar o surgimento do GPEXE. A formação do grupo se deu por alguns membros por já terem intimidade com o tema, outros por curiosidade e/ou ainda por afinidade com a pessoa idosa, porém todos com a plena consciência de que estaríamos mergulhando no novo. Um assunto pouco explorado não só pela psicopedagogia, mas por todas as outras áreas de ensino, desde a alfabetização até a progressão dos estudos para a pessoa idosa e sua inclusão escolar. Aqui encontramos um mundo silencioso no qual o Brasil precisa