Bacharel em Geografia
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
1º SEMESTRE DE 2005
TEORIA E PRÁTICA DE PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL
MARIA GABRIELA PARENTI BICALHO
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ORGANIZANDO O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
Elisete Medeiros Ferreira
Simone Brunelli Moreira da Costa
Belo Horizonte, 17 de julho de 2006.
PRÉ-PROJETO DO TCC
TEMA
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ORGANIZANDO O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
1- INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço social e democrático, constituído por alunos, professores, funcionários e os demais membros da comunidade escolar. Esses membros podem ser atores do processo educativo e é isso que suscita a construção do projeto político-pedagógico (P.P.P.).
A gestão democrática na escola necessita de um envolvimento e participação efetiva de todos os seus integrantes, de forma direta ou indireta. Para isso, será necessário que o gestor organize o trabalho pedagógico por meio da construção de um projeto político-pedagógico participativo e emancipador.
A construção do projeto político-pedagógico é a forma objetiva da escola fazer sentido ao “saber fazer”, é a realização concreta de seus sentidos, cujas ações são construídas e reconstruídas de forma dinâmica revelando sua identidade e de seus participantes.
Pretende-se identificar como a construção de um projeto político-pedagógico interfere no desenvolvimento da função do gestor de organizar o trabalho pedagógico da escola, implicando em sentido e vida às práticas pedagógicas da instituição escolar e a transgredir a chamada "educação tradicional", cujo conteudísmo de inspiração positivista está longe de corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar. Dessa forma, a escola encontrará o diagnóstico da sua realidade, as necessidades concretas que a ela vai ter de se