Bacharel em Geografia
GRUPOS VULNERÁVEIS E MINORIAS (COMUNIDADES TRADICIONAIS)
1 Conceito Grupo Vulnerável é um conjunto de pessoas que, por questões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência e orientação sexual, tornam-se mais suscetíveis à violação de seus direitos . A vulnerabilidade está na ação de sujeição da pessoa a constante preconceito e discriminação, independente de outros fatores.
2 Principais grupos:
● mulheres
● crianças e adolescentes
● idosos
● população em situação de rua
● pessoas com deficiência: o termo mais adequado hoje com relação aos deficientes é “PESSOA COM DEFICIÊNCIA”, utilizado no texto da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, uma vez que a pessoa não é diferente, especial ou deficiente, mas simplesmente possui uma deficiência.
● população LGBT
2.1 Atuação policial no atendimento à MULHER
A discriminação contra a mulher se mantém através da sobrevivência de estereótipos (do homem, assim como da mulher), de culturas tradicionais e crenças prejudiciais às mulheres.
Entende-se por discriminação contra mulheres qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada no sexo que tenha por objetivo ou efeito, comprometer ou destruir o reconhecimento, o gozo ou o exercício de seu Direitos Humanos e garantias fundamentais em qualquer estado social em que se encontrem, e em todos os campos da atividade humana (político, econômico, social, cultural); tudo com base na igualdade entre homens e mulheres, firmada pela Constituição.
O Comitê da Mulher (CEDM) definiu a violência baseada no gênero como sendo: “[...] violência que é dirigida à mulher pelo fato dela ser mulher ou que atinge a mulher desproporcionalmente. Inclui atos que causem sofrimento ou dano físico, mental ou sexual, ameaças de tais atos e outras privações da liberdade [...]”. Afirma ainda que a violência contra a mulher se constitui em violação de seus Direitos Humanos, reconhecidos internacionalmente, independente de que