Ações colonizadoras
Dois grandes exemplos de características de riqueza natural e material da América são: Amazônia e Vale do Silicio.
O processo de formação das Américas teve início com as primeiras viagens marítimas.
Devido às diferenças encontradas, a ação colonizadora européia em terras americanas ocorreu de maneira variada, adequando-se à região e à população de cada lugar.
O processo de colonização teve como uma de suas principais características a expansão do poderio econômico da metrópole. Inseria no contexto histórico do mercantilismo, a colonização visava ao acúmulo de metais preciosos e à exploração de produtos primários que pudessem render bons lucros na Europa.
AS COLÔNIAS AMERICANAS DEVIAM SER UMA FONTE DE SUSTENÇÃO DAS METRÓPOLES EUROPEIAS OU DOS ESTADOS ABSOLUTISTAS.
Ação colonizadora européia também pode ser considerada uma ação exploradora.
Pacto colonial é a denominação que se dá ao sistema no qual as colônia serviam, unicamente, para abastecer a metrópole. Era uma relação de “exclusividade” estabelecida entre uma metrópole e suas colônias, que teve como objetivo principal gerar lucros para a metrópole por meio de tarifas alfandegárias e protecionismos impostos à colônia.
Essa ideia sugere uma relação altamente desigual entre metrópole e colônia, na qual a primeira aumentava o seu capital proporcionalmente ao processo de pauperização a segunda. (ou seja, a metrópole ficava mais rica proporcionalmente a pobreza da colônia.)
AÇÃO COLONIZADORA ESPANHOLA
A coroa espanhola foi a primeira a chegar ao continente americano, por Cristóvão Colombo em 1492.
Os espanhóis tinham o interesse da catequização de novos fieis e a busca de riquezas.
O pacto colonial ficou bastante lucrativo assim que descobriram metais preciosos na América.
Para exercer o controle real nas colônias, a Coroa espanhola organizou uma estrutura burocrática baseada em vice-reinados, que eram governados por vice-reis. Esses governadores tinham como