Relatório de leitura “Colonos, migrantes e projetos de colonização no Estado de Mato Grosso após 1970” in Fronteiras da Crença
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Relatório de leitura:
Marcia Gomes Freire
1) Identificação dos textos escolhidos:
Texto 1: JOANONI NETO, Vitale. “Colonos, migrantes e projetos de colonização no Estado de Mato Grosso após 1970” IN: JOANONI NETO, Vitale. Fronteiras da crença: ocupação do Norte de Mato Grosso após 1970. Cuiabá: Ed. UFMT/Carlini&Caniato, p. 19-94, 2007
Texto 2: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. “1964: Temporalidades e Interpretações” IN: REIS, ARAÃO etal. O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004). Bauru, SP: Edusc, 15-28, 2004.
2) Análise a partir dos textos com ênfase nos pontos abaixo:
a) O estado civil/militar brasileiro e a ocupação da Amazônia;
b) A produção de sentidos sobre essa ocupação e seus efeitos.
Texto 1
Fronteiras da Crença: Ocupação do Norte de Mato Grosso após 1970
O livro Fronteiras da Crença do professor Vitale Joanoni Neto aborda a atuação da Igreja Católica brasileira em área de colonização, especificamente a colonização da cidade de Juína localizada na região Amazônica do norte de Mato Grosso, no período entre 1970 e 1990.
Reconstruir a história do processo de colonização de Juína e o papel da Igreja Católica numa vertente militante ativista, e das Comunidades Eclesiais de Base, que se instalaram na região norte de Mato Grosso, que se posicionaram ao lado dos migrantes criando um espaço de apoio a fim de ajudar a superar as dificuldades encontradas pelos colonos, foi oque se propôs o autorao longo do livro que contacom um Prefácioda professora Regina Beatriz Guimarães colega de universidade e parceira no projeto de pesquisa, Movimentos Populacionais cidades e cultura na Amazônia, no qual o mesmo trabalhava enquanto professor na Universidade Federal do Mato Grosso antes mesmo de iniciar seu doutorado.
Capitulo Primeiro – colonos, migrantes e projetos de colonização no estado de