Memória(s) e território: elementos para o entendimento da constituição de Francisco Beltrão-PR
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (DOUTORADO)
Campus de Presidente Prudente
Memória(s) e território: elementos para o entendimento da constituição de Francisco Beltrão-PR
Luiz Carlos Flávio
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia – área de concentração: “Produção do espaço Geográfico”, na Universidade Estadual
Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus de Presidente
Prudente, para obtenção do Titulo de Doutor.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet.
Presidente Prudente, SP
2011
2
Dedico este trabalho à família Flávio, especialmente à Dona Cida e ao “Seu
Negrito” (in memoriam), mesmo sem escolaridade, pais exemplares, sábios instrutores na criação dos filhos; à Adriana, à Vitória e ao bebê que vem, pelo amor despendido, e também aos Bento, todos apoiadores, de nossa travessia de buscas, êxitos, dificuldades, cabelos brancos, noites mal ou não dormidas e ausências.
3
AGRADECIMENTOS
Ao Marcos Saquet, amigo e professor orientador, estimulador do trabalho e da pesquisa avançada e objetiva, exigente do necessário, compreensivo na dificuldade.
Aos nossos entrevistados, solícitos em nos relatar suas experiências tão importantes para nos propiciar um melhor entendimento de nosso objeto de estudo.
À Universidade Estadual do Oeste do Paraná e ao Colegiado do Curso de Geografia de Francisco Beltrão, os quais me propiciaram afastamento para me dedicar à qualificação docente por três anos.
À FCT-Unesp, pela oportunidade e pela rica estrutura oferecida; especialmente aos funcionários do Programa de Pós-Graduação em Geografia, pelo apoio.
Às professoras Maria Encarnação Beltrão Sposito e Eda Maria Góes, pelas contribuições candentes e profícuas, no exame de qualificação.
Aos componentes da banca de defesa da tese, pela solicitude em estabelecer conosco importante diálogo e interlocução de conhecimentos e questionamentos.
Ao