Trasporte de membrana
Transporte Passivo > Consiste na movimentação de moléculas de água e pequenos solutos sem carga elétrica pelos poros da bicamada lipídica do meio mais concentrado para o menos concentrado. O transporte passivo pode ser por DIFUSÃO SIMPLES/FACILITADA ou OSMOSE.
Difusão Simples > É proporcionado pelo movimento cinético das moléculas ou dos íons através de uma abertura na membrana ou através dos espaços intermoleculares, sem que ocorra qualquer interação com as proteínas transportadoras localizadas na membrana.
Difusão Facilitada > Requer interação com proteínas transportadoras. A proteína transportadora ajuda a passagem das moléculas ou dos íons através da membrana.
Osmose > É um processo de equilíbrio de soluto que ocorre quando existe redução do potencial químico da água. Nesse processo a solução mais concentrada tende a receber mais fluxo de água.
No Transporte Ativo ocorre uma movimentação com gasto de energia, pois é uma locomoção contra o gradiente de concentração químico ou elétrico. Nele existem diferentes processos: Bomba de Na+ e K+, transporte ativo primário e transporte ativo secundário.
Bomba de Sódio e Potássio > movimenta-se para fora da célula e o potássio para dentro (ambos contra o gradiente de concentração). Para que ocorra essa movimentação, utiliza-se a energia da molécula de ATP. Para cada ATP hidrolisado, três moléculas de Na+ são transportadas para fora da célula e duas de K+ para dentro.
Transporte Ativo Primário > a energia é derivada diretamente da degradação do ATP, um dos exemplos é a própria bomba de Na+ e K+.
Transporte Ativo Secundário > a energia é derivada do armazenamento energético oriundo da atividade do transporte ativo primário. Há dois tipos: 1º Co-Transporte que é um mecanismo da difusão e o 2º Contra-transporte em que os íons/moléculas se movimentam em sentidos opostos. 2- A bomba de Sódio e Potássio é eletrogênica, por que?
O processo