Logística e embalagem
FISIOLOGIA PÓS-COLHEITA
EMBALAGEM, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE
7.1. EMBALAGEM
7.1.1. Principais funções e atributos
Embalagens são unidades de conveniência para a comercialização e distribuição de produtos hortícolas. Elas devem proteger o conteúdo durante a distribuição, devem conservar sua forma e resistência, freqüentemente por tempo prolongado, em umidade relativa próxima da saturação e até molhadas. Muitas embalagens precisam facilitar o resfriamento rápido do conteúdo, e permitir remoção contínua do calor. A embalagem desempenha diversas funções, que podemos agrupar em duas categorias:
1.
Funções técnicas, relacionadas com a proteção, transporte, armazenamento,
utilização e eliminação de produtos;
2. Funções de comunicação, relacionadas com a venda, informação ao consumidor, identificação do produto, atração visual.
As embalagens constituem unidades de manuseio, desde os containers de campo até as caixas de comercialização.
7.2. Materiais e tipos
Dependem das características do produto.
- Embalagens de campo - caixas de coleta e de transporte no campo, cestos, sacos, constituídos de madeira ou fibra natural, ou sintéticos.
- Embalagens para transporte e comercialização - caixas dobráveis de papelão, caixas tipo encaixe com tampa, caixas de madeira, sacos de juta ou fibra plástica, sacos de papel.
- Embalagens para varejo - sacos de papel, filmes plásticos, bandejas moldadas de papelão ou plástico, caixas dobráveis, cestas pequenas.
7.1.3. Requisitos técnicos das embalagens.
As embalagens devem cumprir os seguintes requisitos fundamentais:
1
EMBALAGEM, ARMAZENAMENTO E TRASPORTE
FISIOLOGIA PÓS-COLHEITA
• Possuir resistência mecânica suficiente para proteger o conteúdo durante o manuseamento, transporte e enquanto estiverem empilhadas;
• A resistência mecânica da embalagem não deve sofrer alterações apreciáveis devido ao teor de umidade (molhada ou em atmosferas com