Embalagem logistica
São Paulo
Abril – 2013
INDICE
APRESENTAÇÃO
A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e Principalmente das atividades de qualquer empresa.
Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Como ferramenta de marketing, a embalagem deve também trabalhar neste sentido. Além de todas as funções utilitárias – conservação do produto, guia de informações sobre o conteúdo, manutenção da integridade etc. -, a embalagem apresenta uma função fundamental: é através dela que a marca, o produto, a empresa que oferece o produto realizam o contato mais direto possível com o consumidor. É a embalagem que está presente no ponto-de-venda, no momento da compra.
E, se no momento da compra, a relação emocional do consumidor com a marca é determinante, e a embalagem é o elemento final de comunicação neste processo, o uso das cores de forma planejada atua como facilitador fundamental no reforço da relação emocional e na tomada da decisão de compra.
A história da embalagem: de 8.000 a.C até 2013
Quando o Homem foi confrontado com a necessidade de transportar e armazenar alimentos, há mais de dez mil anos, surgiu o antepassado da embalagem, que era construído com troncos de árvores, conchas, crânios de animais, folhas de árvores ou tecidos.
É possível que uma das primeiras utilizações da embalagem tenha sido na pré-história, quando o Homem começou a envolver carne crua em folhas de árvore. A necessidade de acondicionar surgiu, fundamentalmente, quando as tribos migravam e precisavam transportar consigo alimentos e água. Cestos fabricados com raízes, pequenos galhos e caules ou até vasos cerâmicos foram outros antepassados das atuais embalagens
Durante décadas,