Titulação de neutralização ácido-base
* Através da prática laboratorial, realizar a titulação de neutralização ácido-base.
* Usando um padrão primário (biftalato de potássio).
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em análise química é necessário preparar soluções de concentração exatamente conhecida, isto é soluções padrões. Essas soluções requerem, muitas vezes, que se faça uma análise titulo métrica para se determinar à quantidade exata do soluto presente no volume da solução. Este procedimento chama-se padronização da solução.
Para preparar o hidróxido de sódio, este reagente não é padrão primário, porque é higroscópio e sempre contém uma quantidade indeterminada de água e carbonato de sódio adsorvido no sólido. O carbonato de sódio precipita por ser pouco solúvel na solução. Isto significa que as soluções de NaOH devem ser padronizadas com um reagente padrão primário, por exemplo o biftalato de potássio, para poder determinar a concentração real da solução
A solução padrão é usualmente adicionada por uma Bureta. O processo de adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de titulação e a substância a ser determinada de titulada. O ponto final da titulação chama-se ponto de equivalência. Este final deve ser identificado por alguma mudança, produzida pela própria substância padrão, por exemplo, KMnO4 ou pela adição de um reagente auxiliar conhecido como indicador. Após a finalização da reação entre a substância e a solução padrão, o indicador deverá produzir uma mudança de cor no líquido que está sendo titulado. Este ponto é chamado de ponto final da titulação.
3. PARTE EXPERIMENTAL
4.1 – MATERIAIS:
Suporte Universal Argola Proveta Pipeta Volumétrica de 25ml e 1ml
Erlenmeyer (250 ml) Bureta de 25 ml Béquer de 50 ml
3.2 – REAGENTES:
Solução de NaOH
Biftalato