Logística-embalagem
Embalagem
Embalar um produto significa dar-lhe forma para sua apresentação, proteção, movimentação e utilização, a fim de que possa ser comercializado e manipulado durante todo o seu ciclo de vida
Turma de Técnico em Logística Aluna: Rosani C Profº: Fábio
Conceito
Entende-se como um Sistema de Embalagem, o que compreende tudo aquilo que envolve operações e materiais necessários para movimentar produtos de um ponto de origem até o ponto final de consumo, incluindo-se aí, máquinas e equipamentos e vínculos para o seu embarque. Desta maneira, pode-se caracterizar um sistema de embalagens, pela constituição dos seus elementos, não somente físicos, como também organizacionais e estruturais.
A Embalagem integra a Movimentação, Armazenagem e Transporte
Embalagem para transporte de produtos
Ao desenvolver o projeto de uma embalagem para transporte, temos que lembrar que a embalagem será carregada, armazenada em prateleiras, acomodada em pallets, acomodada nos diversos meios de transporte previstos no projeto da distribuição do produto, e, muitas vezes, exposta nas lojas. Será, ainda, aberta por pessoal não especializado, pode sofrer avarias devido ao manuseio incorreto e o produto pode ser objeto de roubo.
Em outras palavras: o desenvolvimento do projeto requer conhecimento de toda a cadeia de distribuição e não basta saber acomodar os produtos dentro de uma embalagem, caixa, tambor ou saco.
Embalagem para transporte de produtos
O projeto de uma embalagem para transporte aplica-se quando queremos: proteger o produto; proteger a embalagem unitária ou coletiva contra os agentes externos indesejáveis choques mecânicos, poeira, outros agentes contaminantes, água, umidade, etc, permite a distribuição eficiente, informa o consumidor e ajuda a promover produtos em um mercado competitivo, agregar várias unidades para facilitar o transporte, manuseio e armazenagem. Neste contexto, as embalagens assumem uma importância muito