Aço para estruturas
1.1 O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Largamente usado na construção civil, o aço por possuir características de homogeneidade, tenacidade e resistência pode estar presente como parte das obras ou como material principal da mesma. O sistema construtivo em aço proporciona vantagens em relação ao sistema construtivo convencional como maior liberdade em um projeto, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão-deobra, alívio de carga nas fundações, garantia de qualidade, maior organização nos canteiros de obras e precisão construtiva.
O presente trabalho de pesquisa tem como finalidade resaltar os seguintes aços para estruturas de concreto e alvenaria: vergalhões, aços para protensão, treliças metálicas, telas soldadas e treliças planas para alvenaria.
A Estrutura do Aço
O aço, como os demais metais, se solidifica pela formação de cristais, que vão crescendo a diferentes direções, formando os denominados eixos de cristalização. A partir de um eixo principal, crescem eixos secundários, que por sua vez se desdobram em novos eixos e assim por diante até que toda a massa do metal se torne sólida. O conjunto formado pelo eixo principal e secundários de um cristal é denominado dendrita. Quando duas dendritas se encontram, origina-se uma superfície de contato e ao término do processo de cristalização, formam cada uma os grãos que compõem o metal, de modo que todos os metais, após sua solidificação completa, são constituídos de inúmeros grãos, justapostos e unidos.
Além do ferro, o aço apresenta em sua constituição carbono e elementos de liga. Estes elementos vão formar junto com o ferro uma solução e, de acordo com a temperatura e a quantidade de carbono presente, haverá a presença de um determinado tipo de reticulado.
O aço é constituído de um agregado cristalino, cujos cristais (grãos) se encontram justapostos. As propriedades dos aços dependem muito de sua