Estrutura em Aço
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Presidente Antônio Carlos - Unipac (MG) na disciplina de Construção de Edifícios II.
Turma: 8ºP Eng. Civil.
Professor: Mariana
unipac
IPATINGA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
ANEXO 18
1 INTRODUÇÃO
Atualmente a construção caracteriza-se pela rapidez e pela eficácia em prazos e custos. O uso de elementos industrializados é cada vez maior, preparados em fábrica e levados ao canteiro de obras para montagem, sendo uma exigência comum decorrente da evolução dos processos construtivos. A industrialização exige o uso de elementos modulares que facilitam o processo de montagem. Estruturas metálicas preenchem esses requisitos e atendem, com vantagens, a todos os tipos de projetos para edifícios de andares múltiplos, principalmente os que se destinam ao uso comercial e requerem plantas flexíveis, com áreas livres que permitam os mais diferentes layouts.
Quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. As vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante; redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra e aumento da produtividade, passaram a serem fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
Essas características que transformaram a construção civil no maior mercado para os produtores de aço no exterior começam agora a serem percebidas por aqui. Buscando incentivar este mercado e colocar o Brasil no mesmo patamar de desenvolvimento tecnológico de outros países
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A História do Aço
Há 8000 anos, algumas civilizações utilizavam o aço apenas como enfeite nas