Estruturas com aço
O aço, já era conhecido desde a antigüidade, mas que não estava disponível, de forma competitiva, por falta de um processo de fabricação. Este problema foi resolvido em 1856, quando Henry Bessemer desenvolveu um forno que permitiu, já em 1860, a produção de aço em escala comercial.
A primeira ponte com estrutura de aço foi de Eads, sobre o Rio Mississipi, em Saint Louis, Estados Unidos, construída entre 1867 e 1875, com um vão central de 158 m ladeado por vãos de 153 m, todos em arco. Trata-se de uma ponte rodo-ferroviária, com dois tabuleiros, um sobre o outro. . Quando terminada em 1874, a ponte de Eads era a ponte a mais longa no mundo, com um comprimento total de 6.442 pés (1.964 m). As extensões de aço com nervuras do arco foram consideradas audazes, já que o uso do aço como um material estrutural era preliminar.
Figura : Ponte Eads,sobre o rio Mississipi.
Os edifícios de andares múltiplos em estrutura metálica, ainda utilizando o ferro, começaram a aparecer também no início da segunda metade do século XIX. Em 1885, foi terminada a construção em Chicago, pelo engenheiro Willian Le Baron Jenney, do Home Insurance Building, um edifício com dez pavimentos e o primeiro do mundo com estrutura de aço. . Deve-se salientar que a invenção do elevador, apresentado pela primeira vez por Elisha Graves Otis, em 1853, na Exposição de Nova York, foi fator fundamental para viabilização dos edifícios de andares múltiplos.
O Home Insurance Building foi construído em 1884 em Chicago, Ilinois , EUA. Ele foi o primeiro edifício a usar aço estrutural em seu quadro, mas a maioria de sua estrutura foi composta de ferro forjado . É geralmente tido como o primeiro prédio alto para ser suportado, tanto dentro como fora, por uma estrutura de metal à prova de fogo.
Devido à arquitetura original do prédio de Chicago e estrutura de sustentação de peso único, é considerado o primeiro arranha-céu do mundo. No entanto, ele nunca mais foi o edifício mais