Estruturas de Aço
A estrutura metálica é sempre a resultante de um processo industrializado e de uma sucessão de etapas interdependentes e integradas da obra. Um sistema que possui características próprias muito específicas e diferenciadas, uma "personalidade".
As características deste processo típico que utiliza e sua importância não dependem apenas do tamanho da obra e da construtora ou fabricantes, mas também da sua finalidade, seu teor técnico, sua rapidez e economia, suas qualidades de segurança em relação aos efeitos externos e de utilização. Além do seu aspecto social.
Já, os êxitos técnicos e econômicos resultam das atividades interdependentes deste processo construtivo. A integração de dois grupos de processos: execução (fabricação) da estrutura e a montagem traduzem-se em uma obra com estruturas metálicas. Ambos os processos regidos pelas atividades básicas de maior importância, ou seja, a concepção e o desenvolvimento do projeto, que envolve por sua vez: o projeto arquitetônico, o estrutural e o econômico.
• Projeto Arquitetônico Os critérios arquitetônicos são dados muito importantes para a concepção estrutural, seja na definição de características de beleza e funcionalidade, e muito tem a ver com a segurança e exiqüibilidade da fabricação e montagem.
Não esquecendo jamais da premissa de que as es-truturas metálicas são resultados de processos industrializados, onde a repetitividade, padronizações e simplificações operacionais são altamente desejáveis. Sendo importante o diálogo aberto entre o arquiteto e o projetista estrutural.
• Projeto Estrutural Os conceitos arquitetônicos estão aliados à concepção estrutural, ou seja, à escolha dos sistemas estruturais (arcos, vigas restas, pórticos, treliças ou vigas de alma cheia, entre outros).
A definição dos tipos de materiais (perfis laminados ou chapas dobradas, tubos ou vigamentos de chapas dobradas, sistemas de ligação nas composições