Vírus Ebola
O Ebola é um vírus RNA causador de uma doença que atinge seres humanos e alguns outros mamíferos. É transmitido por contato com fluídos do corpo humano, seus sintomas primários são semelhantes aos da malária e dengue (febre, enjôos, tosse, dores de cabeça). O vírus Ebola que conhecemos atualmente foi descoberto na Republica Democrática do Kongo, antigo Zaire (continente África), na década de 70 e batizado de Ebola por conta de um rio próximo.
Ebola é da família dos filovírus, como o vírus Marburg que circulava em morcegos e tem sintomas semelhantes ao do Ebola. É pertencente ao genôma RNA de fita simples de sentido negativo. Diferentemente das bactérias que são seres vivos, os vírus usam as células pra se reproduzirem.O desenvolvimento de remédios e vacinas para o tratamento de vírus é realmente muito complicado, já que o lidar com o vírus seria afetar as células, e, conceitualmente falando seria como bater contra o próprio rosto.
Com nomenclaturas baseadas na região de origem, existem outros subtipos deste vírus, como:Ebola Sudão, Ebola Bundibugyo e Ebola Reston. Com exceção do Ebola Reston, que se manifestou nas Filipinas (em animais), o vírus Ebola é predominante em países da África. Por conta de questões políticas, financeiras e crenças de vários países, a população é submetida a tratamentos deploráveis e alimentação desumana. Portanto, a doença causada por este vírus depende diretamente da pobreza para se espalhar.
O vírus Ebola é transmitido por fluídos do corpo humano (sangue, sêmen, saliva, vômito, urina) e consumo de carne infectada e contato com animais infectados com o vírus. A alta incidência do vírus Ebola está concentrado na região da África subsariana, com os motivos citados anteriormente e também o contato com animais que podem estar infectados (morcegos ou macacos). A única maneira deste vírus se espalhar para o resto do mundo é a transição de pessoas infectadas, e o contato com fluídos ou tecidos corporais do