ROPRIEDADES DO metacarpo MORFOMÉTRICA III
1054 palavras
5 páginas
ROPRIEDADES DO metacarpo MORFOMÉTRICA III DO POTRILLOS mestiços
Morfométrica propriedades do terceiro metacarpo III raça cruzada em eqüinos jovens
Galan, AM; Rivera, MC; Moine, R.; Ferraris, G.; Giger, MS & Natali, J.
BEAU, AM; RIVERA, MC; MOINE, R.; Ferraris, G.; GIGENA, MS & Natali, J. propriedades morfométricas de potros mestiços metacarpo III.Rev. Chil. Anat, 20 (3. ): 285-290, 2002.
RESUMO : As propriedades morfométricas do osso são moldadas por forças que causam mudanças em sua geometria, que determina as formas e características dimensões relacionadas com a capacidade de resistência do osso às tensões e compressões. O objetivo deste estudo foi analisar as variações morfométricas metacarpo III no meio do eixo, fazendo comparações entre os dois membros e entre os sexos.
Dois ossos metacarpo III 30 potros crioulos mestiços (14 fêmeas e 16 machos) de 19 a 24 meses foram obtidos.Foram determinados o peso e o comprimento de cada osso. Diâmetro de osso, o diâmetro da cavidade medular, a espessura da parede nos quadrantes medial, lateral, cranianos e caudal e o total de, corticais e áreas das cavidades: o osso no meio do veio, onde é seccionado transversalmente medido núcleo. As variáveis foram analisadas estatisticamente.
Os resultados mostram variações morfométricas das variáveis estudadas no meio do eixo. Verificou-se que não havia nenhuma diferença significativa entre a espessura da parede lateral e medial, em relação às encontradas diferenças significativas no quadrante caudal e cranial. A partir da comparação das variáveis entre o lado direito e esquerdo, verificou-se que houve diferenças significativas de diâmetro, a cavidade medular latero-medial (p = 0,001), espessura do quadrante medial (p = 0,002), área cortical (p = 0,009) e a área da cavidade da medula (p = 0,004). Em relação ao sexo, não foram observadas diferenças significativas nas variáveis estudadas.
PALAVRAS-CHAVE: 1 osteologia; Metacarpo 2; 3 Diáfises; 4. morfometria; 5 Colts.