Aziz Ab´Saber
Aziz Nacib Ab’Saber (São Luiz do Paraitinga, 24/10/1924 – Cotia, 16/03/2012). Foi um geógrafo brasileiro, pesquisador, cientista, estudioso e professor universitário, ministrou aulas na Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu centenas de pesquisas e tratados científicos, dando contribuições importantes para a ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia, além da geografia. Ao longo de sua carreira acumulou muitas honrarias científicas como membro honorário e presidente da SBPC e da Sociedade de Arqueologia Brasileira, grão mestre em Ciências da Terra, prêmio internacional de ecologia de 1998, prêmio UNESCO para ciência. Foi agraciado três vezes com prêmio Jabuti e eleito intelectual do ano em 2011. Em pesquisas recentes questionou a transposição do rio São Francisco e o projeto do novo código florestal. Publicou cerca de 300 artigos durante sua vida, entre eles destacamos o livro “Os domínios da natureza no Brasil” de 2003 onde cita:
Ainda que a depredação dos solos não tenha sido muito grande na maior parte dos planaltos de araucárias, é digno de nota que restem apenas 15% a 20% de biomassa original dos pinheirais. Recentemente, algumas áreas do extremo oeste do Paraná tem-se mostrado favoráveis à cultura da soja, enquanto outras áreas tem recebido estímulo econômico da silvicultura, graças aos novos sistemas de incentivos para reflorestamento. (p.21)
Em vista da depredação de áreas virgens do sul do país, o geógrafo cita em outra obra também de suma importância de 2007, “O que é ser geógrafo”, condiciona este trecho para alertar sobre o trabalho de campo, assunto o qual ele achava importante para pesquisa:
Um geomorfologista precisa entender da compartimentação da topografia e formas de terreno, maciços antigos, planícies, terraços, colinas, montanhas
[...] Ao mesmo tempo, tem que entender da estrutura: procurar saber um pouco do passado através da estrutura superficial da paisagem. O