EMPREENDEDORISMO: UMA VISÃO CRÍTICA
559 palavras
3 páginas
EMPREENDEDORISMO: UMA VISÃO CRÍTICAO empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento nos últimos anos. Tanto no Brasil como no exterior, profissionais criativos, inovadores e com disponibilidade de assumir riscos, características inerentes do perfil de empreendedor, são cada vez mais necessários para o sucesso do negócio.
Não só no âmbito individual, mas no coletivo também. Com o aquecimento do mercado e a diminuição de força de trabalho em função de custos; as organizações buscam por profissionais empreendedores para alavancar seus negócios.
Mas o empreendedorismo não é algo que se aprende como uma receita de bolo. Ser empreendedor requer uma série de aspectos e qualidades que se complementam e que não podem existir separadamente. São características básicas do empreendedor a inovação, criatividade e a disposição para assumir riscos, entre outras.
Para que uma pessoa seja um empreendedor de sucesso, é necessário que ela apresente algumas características típicas. Algumas características são inatas e podem ser ainda mais trabalhadas, outras podem ser aprendidas, mas o conjunto delas é o que dá vida ao espírito empreendedor.
A criatividade, por exemplo, permite que o empreendedor explore oportunidades e é a chave do processo de empreender. Ser criativo possibilita buscar alternativas, solucionar problemas, se destacar do ‘mais do mesmo’ que se vê aos montes no mercado de trabalho e é claro, inovar.
No entanto, de todas essas características, a inovação é o que move o empreendedorismo; pois é ela o instrumento específico deste perfil profissional. Pensar em algo novo e necessário; ou algo que já existe, mas com uma forma de utilização melhor e mais eficiente é a essência do ‘Ser empreendedor’.
1. A inovação é que vai proporcionar um negócio promissor e assertivo, no entanto, é preciso atitude, querer realizar. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias