nao tem
Aroldo Edgard de Azevedo foi um geógrafo egeomorfólogo brasileiro, é autor do primeiro mapa e de uma das primeiras demarcações do relevo brasileiro, ainda hoje usada em livros escolares, apesar de obsoleta.
Aziz Ab´Sáber foi um geógrafo eprofessor universitário de São Paulo, sua classificação do relevo brasileiro substituiu a de Aroldo. Jurandyr Ross, geógrafo e pesquisador, fundamentou seu estudo no grande projeto Radambrasil.Aroldo de Azevedo classificou o relevo da seguinte forma: quatro planaltos (das Guianas, Central, Atlântico, e Meridional), três planícies (Amazônica, Costeira e do Pantanal). Tal classificação, feita em1949, baseia-se na altimetria, estudo usando a altitude, e nela encontram-se definidas grandes unidades de planalto, áreas com mais de 200 m de altitude, e planícies, até 200 m de altitude.
No anode 1958, essa classificação tradicional foi substituída pela tipologia do geógrafo Aziz Ab´Sáber, utilizando aerofotogrametria , foto aérea, classificou o relevo brasileiro em planaltos, planície edepressões, acrescentando duas novas unidades de relevo.
Uma das desmarcações mais atuais é do ano de 1995, de autoria de Jurandyr Ross, com um levantamento feito entre os anos de 1970 e 1985.Através do projeto Radambrasil, tirou-se diversas fotos da superfície do território brasileiro, com um sofisticado radar acoplado em um avião. Jurandyr Ross estabeleceu 28 unidades de relevo, que podem serdivididas em planaltos, planícies e depressões.
Segundo o geógrafo Jurandyr L.S Ross:
Planalto: È uma superfície irregular com altitude acima de 200m.
Planície: Superfície mais ou menos plana...