Trabalho Relevo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O trabalho apresentará dados e classificações sobre a formação do relevo brasileiro. Historicamente no Brasil temos 3 critérios para analisarmos, esses estudos começaram pela classificação de Aroldo de Azevedo que iniciou as analises do relevo brasileiro em 1949. Já no final dos anos 50 temos as classificações realizadas pelo geógrafo e geomorfólogo Aziz Nacib Ab´Sáber, e recentemente em 1989 tivemos a mais nova classificação do relevo pelo professor Jurandyr Ross, do Láboratorio de Geoformologia do Departamento de Geografia da USP.
Dentro desse contexto então teremos que saber não só os tipos de classificações do relevo, mas também como foram elaborados esses estudos.
2 DESENVOLVIMENTO
Em 1949 Aroldo de Azevedo publicou a primeira classificação do relevo brasileiro, sendo a mais tradicional ela considera o nível altimétrico para determinar e identificar o que é um planalto e uma planície. Pelos critérios geomorfológicos usados por Aroldo Azevedo, conceituou que planície são superfícies planas, com altitudes inferiores a 200 metros e planaltos terrenos poucos acidentados com mais de 200 metros de altitude.
Os Planaltos são:
- Planalto das Guianas
- Planalto Brasileiro, subdividido em: - Planalto Atlântico - Planalto Central - Planalto Meridional
As planícies que são:
Planície Amazônica
Planície do Pantanal
Planície Costeira
Planície do Pampa ou Gaúcha
Mapa segundo a classificação de Aroldo Azevedo: