Azienda
Azienda é um termo de origem italiana que não encontra tradução exata em português. Podemos defini-lo como um patrimônio sob a ação administrativa do homem, que age sobre ele praticando atos de natureza econômica. Portanto, podemos dizer que o campo de atuação da Contabilidade é o das aziendas.
Alguns autores traduzem aziendas pelo termo empresas. No entanto, empresa é apenas um dos tipos de azienda, ou seja, a que tem finalidades lucrativas. Outros tentam traduzi-lo como fazenda, mas este termo é mais usado para indicar o conjunto dos bens do Estado ou então as finanças públicas. Portanto, o conceito mais correto de azienda é o que a define como um patrimônio em movimento, sobre a ação administrativa de uma pessoa física ou jurídica.
Classificação das aziendas.
Quanto aos fins, às aziendas classificam-se em: * Aziendas sociais: são aquelas cujo fim e apenas social, ou seja, não visam lucros. Como exemplo as associações beneficentes, esportivas, culturais e recreativas. * Aziendas econômico-sociais: são aquelas que além de terem finalidades sociais visam também a um aumento delas mesmas, com o objetivo de prestar serviços, pecúlios, benefícios, às pessoas que contribuíram para sua formação. Como exemplo os institutos de pensão, aposentadoria e previdência. * Aziendas econômicas: são aquelas constituídas com a finalidade de obter lucros que seriam revertidos em seu próprio benefício e no das pessoas que contribuíram para sua formação. Nesse tipo de azienda, podemos classificar todas as sociedades comerciais, industriais, agrícolas, de serviços, além de outras que tenham lucro como finalidade.
Quanto aos seus proprietários, as aziendas classificam-se: * Aziendas públicas: são as que pertencem à comunidade, mas que podem estar sob a administração do poder público ou privado. Por exemplo, as fundações, os sindicatos, as fundações com fins educacionais, intelectuais, esportivos e o próprio Estado. * Aziendas particulares: são as