Engenharia
ASSUNTO
INTRODUÇÃO
1. Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais
• Ciência dos materiais faz parte do conhecimento básico para todas as engenharias As propriedades dos materiais definem: • o desempenho de um determinado componente e o processo de fabricação do mesmo
Propriedades dos Materiais EN GE N H AR IA
Microestrutura
Composição e Processo de Fabricação
Figura copiada do material do Prof. Sidnei Paciornik do Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia da PUC-Rio
Relação Estrutura x Propriedades
• As propriedades “cotidianas” dos materiais dependem
da estrutura em escala atômica da microestrutura (estrutura em escala intermediária)
5
•Propriedade é uma peculiaridade do material em termos do tipo e da intensidade da resposta a um estímulo específico que lhe é imposto. Ex : Enquanto em uso, todos os materiais estão expostos a estímulos externos que provocam algum tipo de resposta “ uma amostra sujeita a força irá experimentar uma deformação”. •Virtualmente, todas as propriedades importantes dos materiais sólidos podem ser agrupadas em seis categorias diferentes: mecânica – elétrica – térmica – magnética – ótica e deteriorativa.
Alumínio
(estrutura cúbica)
Magnésio
(estrutura hexagonal)
Fibras de vidro em uma matriz de polímero.
5
•Mecânicas – relacionam deformações com uma carga ou força aplicada. Ex. módulo de elasticidade e a resistência.
6
1
12/02/2012
Elétricas: O estímulo é um campo elétrico. Ex.condutividade elétrica e a constante dielétrica. Térmica - O comportamento térmico de um sólido pode ser representado em termos da capacidade calorífica e da condutividade térmica. Magnéticas – demonstram a resposta de um material à aplicação de um campo magnético. Óticas – o estímulo é a radiação eletromagnética ou luminosa. Ex. índice de refração e a refletividade Deteriorativas - indicam a reatividade química dos materiais.
7
Além da estrutura