AZIENDA
A definição de Azienda “é a célula social ou agregado de pessoas e de coisas impessoais, com atividade permanente ou duradoura e que visem suprir objetivos traçados pelo grupo, sendo parte de uma sociedade. Levando-se em consideração também, as pessoas que sobre a célula social tenham poder decisório”.
Assim, podemos dizer que Azienda é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade que pertença a uma sociedade, levando em consideração também, as pessoas que sobre a entidade tenham poder decisório.
Toda Azienda é um empreendimento a serviço do homem e que possui Patrimônio. Elas existem para suprir suas necessidades. A Azienda é autônoma em sua vida e em seu Patrimônio (Princípio da Entidade). Sempre desenvolve suas atividades segundo objetivos preestabelecidos pelo grupo que a administra, e segundo a finalidade para qual foi criada.
Uma casa, um escritório, uma faculdade, uma empresa, são exemplos de uma Azienda.
Tanto os povos anglo-saxões, como o nosso Conselho Federal de Contabilidade (CFC) optaram pelo termo Entidade, como equivalente ao termo Azienda. Razão pela qual, no Brasil, pouco se usa o termo Azienda.
No latim e depois no italiano, o termo Azienda significava “o que está sendo feito” ou “coisa a fazer”. A tradução literária do termo para o idioma português seria “fazenda”, mas como usualmente fazenda representa a propriedade rural ou mesmo tecido, e um termo científico não deverá dar margem a dupla interpretação, optou-se no Brasil por Entidade, ou ainda o termo em italiano Azienda.
1– ESTRUTURA FUNDAMENTAL DA AZIENDA:
Toda Azienda compõem-se basicamente de dois elementos:
1. – Elementos humanos ou pessoas,
2. – Patrimônio ou riquezas.
DOUTRINA DA AZIENDA (ENTIDADE):
Além de possuir os elementos essenciais acima, a Azienda sempre fará parte de uma parcela de uma sociedade organizada. Assim, não haverá Azienda isolada da sociedade.
GRAFICO REPRESENTATIVO DE UMA AZIENDA:
Sociedade