Ayurvedica
1- Aquecendo as costas: espalhe o óleo e o pó com toques firmes, começando na base da coluna (incluindo os glúteos) e seguindo em sentido ascendente. Alterne as mãos e use a mão inteira (palmas e pontas dos dedos). O aquecimento deve ativar a circulação sangüínea.
1
1
1.a- Se a torácica estiver alta (cifose): pare com as duas mãos entre as escápulas, solte o peso do seu corpo e peça ao parceiro para inspirar profundamente. Mantenha o peso enquanto ele inspira e alivie na expiração. OBS: diferente de outras técnicas aqui a intenção não é "estalar" as costas, portanto não fazemos movimentos bruscos ou tranco.)
1
1.a
2- Espaçamento entre as vértebras: com os polegares, pressione o espaço acima e abaixo de cada vértebra. Mantendo a pressão, estimule com movimento de vai-e-vem. OBS: Nas primeiras sessões você percorre toda a coluna. Depois, vá direto aos pontos onde o espaço é mais reduzido. 3- Estimulação da musculatura lateral à coluna: com os polegares próximos à coluna pressione e estimule a musculatura para fora, percorra todo o músculo de baixo para cima. 3.a- Variação: pode-se fazer o mesmo movimento com os oito dedos.
3
2 3.a
4- Relaxando a lombar: localize onde termina o osso da bacia (ilíaco) e onde começam as primeiras costelas (flutuantes), nesse espaço, estimule com os oito dedos profundamente. Faça três linhas: uma bem junto à coluna, outra mais aberta e a última ainda mais aberta.
4
Apostila do curso de Yoga-Massagem Ayurvédica (Nível 1) - método Kusum Modak
Puja Punita & Prem Jaiesh
1
Passo 1 - Costas e braços + Abertura das escápulas
5- Aquecendo o braço: com uma mão mantenha o braço no colchonete, com a outra, aqueça usando movimentos ascendentes de dentro para fora.
5
5
6- 1a Abertura de escápula: com o braço do parceiro bem próximo ao corpo, peça para ele inspirar. Na expiração você entra na escápula com a lateral de uma mão e depois intensifica com a outra. Se