Alimentação Ayurvedica
Centro
Naturologia
Dieta Ayurvédica
Larissa Caroline de Lima
Patricia Mineli
São Paulo
2014
Larissa Caroline de Lima
Patricia Mineli
Dieta Ayurvédica
Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi.
Orientador: Luciana Setaro
São Paulo
2014
RESUMO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 HISTÓRIA 7
3 OBJETIVO DA DIETA 8
4 DIETAS E DOSHAS 9
5 EXEMPLO DE DIETA 10
6 ALIMENTOS PERMITIDOS/PROIBIDOS 11
6.1 Dieta para Kapha 12
6.2 Dieta para Pitta 12
6.3 Dieta para Vata 13
7 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17 1 INTRODUÇÃO
A Nutrição é um tema intrínseco à Ayurveda e os seus princípios fazem parte dos Upavedas, uma ancestral literatura sobre saúde. A longevidade é citada pelo sábio autor Charak Samhita, como resultado da boa saúde, cuja essência é a dieta. De acordo com o autor, somos o resultado da digestão dos alimentos físicos e/ou energéticos que ingerimos. Eles nutrem o funcionamento bioquímico do corpo, fornecendo os substratos necessários para os processos fisiológicos que nutrem a vida. O corpo físico, por sua vez, abriga e dá suporte energético para mente e a consciência.
Os alimentos são considerados fontes generosas de energia vital (prãnã). Quando adequados para o nosso organismo e à nossa potência digestiva (agni), contribuem decisivamente com a nossa saúde e vitalidade. Nosso bem estar geral, compleição, clareza, voz, longevidade, genialidade, felicidade, satisfação, nutrição, força e intelecto são sustentados pelo que digerimos.
Segundo Samhita, a dieta ideal deve considerar aspectos como a quantidade, a variedade, a combinação entre os alimentos, o método de preparação, o tempo (a idade, o momento das refeições, as fases da vida, a sazonalidade), o local (respeitando características regionais e culturais), a potência digestiva e a genética. Na