pedagogia
Etapa 03
Passo 01 e Passo 02
O trabalho com textos em sala de aula é meramente importante, pois é através dele que o aluno satisfaz suas necessidades, sendo possível assumir uma atitude crítica em relação ao mundo baseadas nas informações que a leitura oferece.
Através da leitura várias habilidades são desenvolvidas, como: o saber idiomático, experiência pratica e vital, sensibilidade, gosto capacidade de ver, fantasia, espírito crítico.
A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Sendo assim é muito importante que os professores incentivem seus alunos com o hábito da leitura, pois é imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento sistemático da sua escolarização e que a leitura passe a ser difundida com mais intensidade nas escolas.
A presença da leitura em sala se preocupa na construção de um individuo capaz de expressar seu senso critico, responsável e atuante na sociedade. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver no aluno as competências da leitura e da escrita apenas através de atividades de leitura que eles não gostam de ler e fazem-no por obrigação. No entanto, a literatura não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação dos professores. A formação acadêmica infelizmente não dá ênfase à leitura e esta é uma situação contraditória, pois segundo comentário de Machado "não se contrata um instrutor de natação que não sabe nadar, no entanto as salas de aula brasileira estão repletas de pessoas que, apesar de não ler, tentam ensinar".
Atualmente no país temos uma questão de suma importância ao que se refere a precariedade da alfabetização pois nota-se que muitas pessoas já escolarizadas são consideradas analfabetas funcionais, ou seja, não são capazes de compreenderem o que lêem. Portanto é essencial que os professores saibam discernir o que é alfabetização e o que é letramento, embora essas duas palavras se completem