Questões em comunicação
AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES
Segundo a pesquisa de Deborah Tanner, a comunicação entre homens e mulheres é um ato de equilíbrio entre a independência e intimidade. O homem utiliza sua comunicação para garantir o status. Enquanto a mulher a utiliza para conseguir conexão. Homens reclamam que as mulheres falam muito sobre seus problemas. Por outro lado, estas reclamam que os homens não as escutam. Na verdade o que acontece é que as mulheres contam seus problemas apenas para ganhar apoio e criar proximidade, elas não buscam soluções. Porém os homens sempre apresentam soluções para tais problemas , demonstrando – se mais conhecedores e no controle. Homens são mais diretos, enquanto as mulheres preferem a sutileza. Elas costumam desculpar – se com freqüência , até mesmo quando não são culpadas, apenas para entrar em interação. Tão atitude é vista pelos homens como sinal de fraqueza. Além disso, as mulheres podem ser vistas pelos homens como incompetentes e sem confiança, quando na verdade elas sentem que estão tendo consideração e boas pessoas por não ostentarem sua autoridade.
Tantas diferenças acabam por distanciar e dificultar cada vez mais a comunicação entre homens e mulheres.
COMUNICAÇÃO POLITICAMENTE CORRETA
No processo de comunicação devemos ter cuidado como utilizamos as palavras, pois algumas podem esteriotipar, intimidar e insultar. A comunicação politicamente correta torna a linguagem neutra em termos de discriminação e evita que a comunicação seja ofensiva para certos pessoas ou grupos sociais.
Trata de um processo de eliminação ou substituição de palavras - como por exemplo, as palavras cego, velho, quotas, paralítico podem ser substituídas por visualmente deficiente, idoso, justiça educacional, fisicamente deficiente - garantindo respeito ao sentimento dos outros.
Por outro lado, a correção política está encolhendo o vocabulário e tornando o processo de comunicação mais difícil. Acabando por