Aviação
Termodinâmica
Problema:
“Um artigo de jornal informa que no mesmo dia em que uma companhia aérea cancelou onze vôos que partiriam de Las Vegas porque a temperatura local estava próxima do limite operacional de 117ºF (47,2ºC) para seus jatos, uma outra cancelou sete vôos que partiriam de Denver porque a temperatura local estava acima do nível operacional de 104ºF (40ºC) para seus aviões a hélice.”
Princípios Básicos:
Funcionamento do Avião
Quatro forças atuam sobre um avião em vôo: sustentação, peso, arrasto e tração. A sustentação é a força que tende a fazê-lo subir e que compensa o peso do avião. O arrasto é a resistência do ar ao deslocamento para frente. A tração produzida pelo grupo moto propulsor contraria o arrasto. A terceira lei do movimento, de Newton, estabelece que a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e em direção oposta
[pic]
Como a asa do avião é um plano inclinado, no seu deslocamento ela exerce uma pressão sobre o ar, impulsionando-o para baixo; o ar, reagindo, impulsiona a asa para cima. Essa pressão de impacto do ar que colide com a superfície inferior da asa produz cerca de 30% da sustentação total da asa.
Os filetes de ar, que se movimentam por sobre a superfície curva superior da asa, percorrem um caminho maior do que os que passam pela superfície achatada inferior. O ar desloca-se, pois, com maior velocidade por cima do que por baixo da asa, exercendo, em conseqüência, menor pressão para baixo. A diferença entre as pressões nas superfícies superior e inferior da assa produz cerca de 70% da sustentação. A sustentação de uma asa varia com o ângulo de ataque, o formato do aerofólio, a velocidade do ar, o tamanho da asa e a densidade do ar.
[pic]
Motor a jato
O princípio de funcionamento de um motor a jato é relativamente simples. O ar é sugado para dentro da turbina e comprimido em seu