aviação
Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo a bordo em um avião, mas havia a notícia de que Americanos feito isso, surgindo a duvida de quem teria sido o pioneiro na aeronave.
O voo em balões já existia, mas não havia progredido desde sua invenção, sendo pouco controláveis e pesados. Dumont aprimorou a ideia construindo dirigíveis mais leves. A era do dirigível estaria chegando ao fim para dar lugar ao avião, a ideia de um voo mecânico fracassou por varias vezes, pois não sabiam o que dava equilíbrio a aeronave.
Em apenas 100 anos o avião se tornou o meio de transporte mais seguro do planeta.
Motores e combustão
As aeronaves em geral são impulsionadas por motores, mais conhecidas como turbinas, que geralmente são refrigeradas a ar. O motor aciona uma hélice que produz o impulso para fazer o avião se deslocar no ar. Geralmente apresentam 4, 6 ou 8 cilindros. São necessárias revisões gerais dos motores a cada 2000 horas de funcionamento.
O objetivo do motor de uma aeronave é fazer girar a hélice, através de combustíveis e de ar que são convertidos em energia. Dentro do motor há eixos rotativos que estão ligados aos pistões que se deslocam para cima e para baixo dentro de cada cilindro.
No inicio de cada ciclo a válvula de ignição se abre, sendo aspirado combustível e ar através dessa válvula para encher o cilindro, quando o pistão chega ao final a mesma se fecha e o pistão começa a se elevar. Este movimento comprime o combustível e o ar, quando atinge o ponto mais alto, o combustível e o ar estão altamente comprimidos. Nesse ponto a vela de ignição inflama o combustível e a mistura entra em combustão. A rápida expansão do combustível inflamado empurra o pistão para baixo, transmitindo essa força para o virabrequim, essa força origina a energia para funcionar a hélice.
Após a combustão da mistura, os gases de escape tem que ser evacuados do motor, quando o pistão se eleva a válvula de escape se abre, então o pistão empurra os gases através da