Aves e coelhos
AVES E COELHOS
Jacson Sena, José Roberto, Lucas Brito e Joanderson Meira.03/02/2013
[Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento.]
INTRODUÇÃO
A avicultura tem sido tradicionalmente uma atividade típica de pequena propriedade, porém o alto grau de automação e de investimentos em equipamentos, instalações e insumos tem reduzido drasticamente o número de produtores ativos.
A produção de frangos coloniais diferencia-se do sistema de produção intensiva pela rusticidade das linhagens utilizadas e pelo manejo de produção adotado para estas aves. No entanto, os cuidados com a saúde, alimento do plantel,adequação das instalações e acesso a água potável são fatores indispensáveis para a implantação desse sistema.
A produção de frangos coloniais diferencia-se do sistema de produção intensiva pela rusticidade das linhagens utilizadas e pelo manejo de produção adotado para estas aves. No entanto, os cuidados com a saúde, alimento do plantel, adequação das instalações e acesso a água potável são fatores indispensáveis para a implantação desse sistema.
JUSTIFICATIVA
REFERENCIAL TEÓRICO
PLANEJAMENTO DAS INSTALAÇÕES
Especificações
Localização
Orientação
O sol não é imprescindível à avicultura. Se possível, o melhor é evitá-lo dentro dos aviários. Assim, devem ser construídos com o seu eixo longitudinal orientado no sentido leste-oeste. Nessa posição nas horas mais quentes do dia a sombra vai incidir embaixo da cobertura e a carga calorífica recebida pelo aviário será a menor possível. Por mais que se oriente adequadamente o aviário em relação ao sol, haverá incidência direta de radiação solar em seu interior em algumas horas do dia na face norte, no período de inverno.
Disposição na área
Manejo de resíduos
Equipamentos