Relatório técnico
BACHARELADO EM ZOOTECNIA
INTRODUÇÃO À ZOOTECNIA
PROF. SEVERINO GONZAGA
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA JOSÉ LAÉRCIO DE SOUZA FILHO
AREIA – PB
2011
Caracterização da atividade
Os setores analisados pela visita técnica foram os setores de avicultura e cunicultura respectivamente. No setor de avicultura trabalham cerca de vinte pessoas trabalham na avicultura incluindo bolsistas, voluntários e profissionais.
Facilitador
A atividade foi coordenada pelo professor Severino Gonzaga Neto
Sediado no departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. O atendimento no setor de avicul – tura foi feito pelo zootecnista e Dr. em nutrição animal Raul Cunha Lima, que realiza pesquisas naquele setor. No setor de cunicultura, o atendimento foi feito através do zootecnista Marcelo e a estudante de zootecnia Dandara.
1. Introdução
A nutrição de aves de postura busca a produção máxima de ovos de boa qualidade e o perfeito equilíbrio alimentar das poedeiras.O produtor deve ofertar uma alimentação que promova a manutenção e produção dos animais, considerando que, quando as aves entram em postura, não completaram totalmente o seu crescimento, razão pela qual as necessidades de crescimento também devem ser atingidas. As necessidades variam em função da temperatura e da finalidade de produção. A exigência nutricional está ligada á demanda e á destinação dos ovos. Os principais minerais ligados a produção de ovos são o cálcio (3,8% da ração) e o fósforo disponível (0,45% da ração), além de cloro, sódio, manganês, molibdênio e zinco. Para um perfeito comportamento alimentar das poedeiras o produtor deve disponibilizar para cada ave um espaço linear de 7 a 10 cm de comedouro e bebedouro de até 31 litros para cada 100 aves. O coelho é um animal muito prolífero