AVES DE POSTURA
Disciplina: Etologia e Bem-estar animal
Professor: André Galvão Cintra
Alunos:
Bruna Castelion RA: 11309193
Carolina Kesche Oliveira RA: 11310512
Érica de Simoni Guimarães RA: 11411978
Hechilew S. T. Lopes RA: 11309630
Jaqueline Ap. Baltieri RA: 11207122Marcelo F. Franco RA: 11310379
2º Semestre, 4º B, 2014
Introdução
Denomina-se avicultura, a criação de aves, como patos, gansos, avestruzes em pequenas proporções e com maior destaque os frangos, com a finalidade de produzir carnes e ovos.
A avicultura industrial, assim chamada pois temos a produção de grande quantidade de carnes e ovos em pequenas áreas através do sistema de confinamento, teve início nos anos 50 com a chegada das primeiras gaiolas para poedeiras no Brasil. (FRANÇA, 2007).
A avicultura de postura vem apresentando destaque no complexo agroindustrial, quer gerando empregos direto e indireto, quer no aprimoramento das questões de manejo, sanidade, qualidade e tecnologia na produção de ovos. A preocupação com a saúde e bem-estar dos animais estão cada vez mais presentes com a implantação de modernas técnicas e novos conceitos de saúde avícola.
As definições de bem-estar animal têm sido amplamente debatidas e a mais aceita trata do bem-estar animal dentro de um conceito que abrange emoções, funcionamento biológico e comportamento natural. No entanto, como medir o bem-estar animal nas condições de campo? A Organização Mundial da Saúde Animal define que bem-estar animal corresponde a forma como o animal lida com o seu entorno. Um animal está em boas condições de bem-estar se estiver saudável, confortável, bem alimentado, seguro, apto para expressar suas formas inatas de comportamento e livre de dor, medo ou angústia. (MORAES, 2011).
Na avicultura de postura, se os padrões de bem-estar não forem atendidos, os produtores poderão ter prejuízos com o aparecimento de doenças ou morte dos animais. Atualmente os