aves de corte e de postura
Plymouth Rock Branca: apresenta pele amarela e crista lisa. Foi muito utilizada nos primeiros cruzamentos para produção de frangos de corte. Atualmente serve de material básico de muitas linhas cruzadas. As penas brancas representam uma grande vantagem desta raça para a produção comercial de frangos e para os abatedouros que preferem aves de penas brancas às coloridas. A maioria das linhas originais eram de empenamento tardio, uma desvantagem para a produção de frangos de qualidade, no entanto, a maioria das linhas disponíveis atualmente são de empenamento rápido.
New Hampshire: apresenta cor vermelha clara, pele amarela, crista lisa e produz ovos de cor marron. Por muitos anos foi utilizada para a produção de frangos de corte. Mais tarde passou a ser utilizada para cruzamentos com outras raças de corte para produção de frangos. Atualmente poucos criadores se dedicam à comercialização desta raça. Esta raça foi utilizada em muitos cruzamentos que formam os atuais híbridos de corte, principalmente em função da habilidade de produção de grande quantidade de ovos que eclodem bem.
Cornish Branca: apresenta crista ervilha, pele amarela e produz ovos de casca marron. Apresenta corpo de conformação diferente das outras raças, tendo pernas mais curtas, corpo amplo com peito musculoso. As habilidades de produção de carne são muito apreciadas nesta raça, no entanto produz poucos ovos de tamanho pequeno e com eclodibilidade pobre. A habilidade de produzir carne desta raça tem sido explorada no cruzamento de galos Cornish com galinhas de raças como a Plymouth Rock Barrada, Plymouth Rock Branca, New Hampshire e linhas híbridas.
Sussex: é uma raça inglesa predominantemente para corte com diversas variedades, das quais a Light Sussex é a mais popular. Apresenta pele branca, produz ovos de casca marron. É boa produtora de carne. Em alguns países europeus frangos de pele branca são os preferidos.
Gigante de Jersey – Foi desenvolvida em