produçao textual
A
SUMÁRIO
1º Semestre - adminitração 1
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7 REFERêNCIas 8
1 INTRODUÇÃO
A prática profissional do assistente social requer a utilização de instrumentos importante, como planejamento, no intuito de articulação entre gestão, avaliação e monitoramento de ações. No decorrer deste trabalho iremos explicitar os conceitos e a importância da gestão, avaliação e monitoramento, elementos constituintes da prática profissional.
Para que ocorra um debate acerca da temática em questão, será abordado um breve histórico da Assistencia Social e sua inserção como política pública no sistema de seguridade social até a adesão da Política de Assistência Social - PNAS em 2004. Onde ocorre a substituição do assistencialismo pela garantia de proteção social básica e especial, de forma descentralizada, participativa e com um sistema único.
Em sua dialética o SUAS prevê a universalidade e qualidade dos serviços da assistência Social. “É um sistema articulador e provedor de ações de proteção básica e especial, junto a municípios e Estados.” (SPOSATI 2004, p. 181).
A Constituição Federal, a LOAS e a PNAS, objetiva por fim as características de filantropia e clientelismo que a assistência social carrega em seu processo histórico, contribuindo efetivamente para que cidadãos tenham realmente melhores condições de vida e de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
Em seu contexto histórico a assistência social inicialmente esteve atrelada a ajuda aos pobres, como caridade e favor de forma assistencialista e paternalista.
Ao longo da história é possível verificar os avanços ocorridos na previdência social, por meio de reivindicação, movimentos sociais e a luta das classes trabalhadoras:
- 1923: Lei Eloi Chaves. CAPS: Caixas de aposentadoria e pensão.
-1930-1960- IAP’s: Instituto De