exercicio aula 2 LINHAGENS
Frangos para criação comercial
Existe um grande número de raças e cruzamentos de galinhas que são utilizados para produção de ovos, de carne e outros usos, cuja descrição detalhada encontra-se nos livros de padrão racial. A correta escolha da raça das galinhas para criações de subsistência e para criações comerciais é importante para o sucesso do empreendimento. Os empreendimentos podem ter objetivos distintos, sendo que uns se preocupam em produzir para subsistência, outros para concursos de padrão racial, e outros para melhorar a eficiência e a competitividade comercial.
No caso daqueles interessados em produção para subsistência e agroecológicas, interessam as galinhas capazes de produção de ninhadas, cujos frangos machos possam ser abatidos aos seis meses de idade e que as fêmeas integrem o plantel de produção de ovos. Para esse tipo de produtor as raças mais recomendáveis são: Plymouth Rock Barrada (carijós), Rhode Island Red (vermelhas), New Hampshire, Shamo, Asil.
Para produtores interessados na criação comercial de raças puras para produção agroecológica, criações ornamentais e exposição, passa-tempo etc, as principais são: Leghorne (branca, perdiz, negra), Australorp, Minorca, Rhode Island Red,
Plymouth Rock (branca ou barrada), New Hampshire, Sussex, Orpington (branca, preta, amarela, azul), Brahma (clara, escura, amarela), Cochin (branca, preta, amarela, pedrez), Gigante de Jersey (branca, preta), Bantam, Turken, Cornish (branca, preta), Shamo, Asil, Sumatra.
Para os produtores interessados na produção comercial de carne e ovos existem os híbridos de corte e de postura importados e nacionais. O desempenho esperado dos híbridos de frangos de corte é de peso médio aos 42 dias de idade com 2,400 kg, conversão alimentar 1,7, rendimento de carcaça de 73% e rendimento de carne no peito de 22%, com pequenas variações entre linhagens e entre sistemas de produção.
Hibridos comerciais de postura (importados): Hisex (branca e marrom), Lohmann