Esportes na Cultura Indígena
A cultura indígena nos esportes
Prova de arco e flecha
Este instrumento, muito usado pelos índios para a caça e a pesca, tornou-se também uma prática esportiva, sendo disputada entre aldeias e contra não indígenas.
O arco e a flecha é uma prova individual masculina e cada atleta terá o direito a três tiros e deverá trazer o seu próprio material. O alvo é um desenho de um peixe e é colocado a uma distância de aproximadamente 30 metros. A contagem dos pontos é a soma de acertos em cada parte do alvo, que possui pontuações variadas. Vence aquele que fizer mais pontos.
Atletismo Indígena
Sempre trabalhando o corpo em busca de manterem seu preparo físico, os índios acabaram tornando-se verdadeiros atletas estando em contato com a natureza, caçando e pescando, percorrendo grandes distâncias, atravessando rios e lagos em busca de alimentos.Com isso, nos Jogos dos Povos Ingídenas, as provas de atletismo colocam a prova de fogo o preparo físico dos índios.A realização desta modalidade contém diversas provas. A prova de 100 metros rasos, em que homens e mulheres participam, é a considerada ideal para o modelo dos Jogos dos Povos Indígenas. Além dela, também é realizada a prova dos 4x100 metros e o salto em distância. Nas provas de resistência, existem as provas de média distância, do qual, cada equipe indígena participa com dez atletas e vão se revezando a cada 100 metros e a prova dos 5000 metros, disputada por atletas masculinos.
A prova do cabo de guerra
É a modalidade que serve para medir a força física de cada equipe. Esta competição é realizada desde o primeiro Jogos Indígenas e conta com a participação de homens e mulheres. Geralmente, cada delegação pode inscrever até dez atletas e mais dois reservas, uma para equipe masculina e outra para a equipe feminina.
Esta é uma das provas mais esperadas pelos atletas, pois muitas equipes treinam intensamente em suas aldeias, puxando grandes troncos de árvores.
Prova de