Geografia Política e Ecônomica
ALMEIDA, Karina Palmieri
Introdução
A República da Índia é um país localizado no subcontinente indiano, com área de 3,3 milhões de quilômetros quadrados, que faz fronteiras com o Afeganistão e Paquistão a noroeste, com China, Butão e Nepal ao norte e com Myanmar e Bangladesh a leste, sendo banhado pelo Oceano Índico ao sul. Sua história é milenar, sendo de extrema relevância dentre as civilizações antigas, além de uma cultura rica em símbolos e particularidades. A população numerosa, de 1.210.193.422 de habitantes – segunda maior do mundo, segundo o censo de 2011 – é uma das características mais marcantes da nação. (GOVERNO DA ÍNDIA, 2014; WORLD BANK GROUP, 2014).
A capital da Índia é Nova Delhi, e o território do país é dividido em 29 estados e 7 territórios da União. O país tem 22 línguas diferentes reconhecidas em sua Constituição, hindi sendo a oficial, juntamente com o inglês para propósitos oficiais. De acordo com o senso de 2011, a taxa de alfabetismo no país era de 74,04. As principais religiões do país são a hindu (80,5% da população) e a muçulmana (13,4%). (GOVERNO DA ÍNDIA, 2014).
Atualmente, o país exerce influência significativa entre os países ao redor, pois é caracterizado pelo grande desenvolvimento no setor tecnológico, industrial e bélico. Apesar de sua força econômica, possui sérios problemas no que se refere à desigualdade social e ao descumprimento dos direitos humanos.
Para caracterizar-se como uma potência mundial, o país em questão deve ser referência em questões políticas, econômicas, militares e culturais. No decorrer do trabalho, tais questões serão abordadas em busca de um consenso sobre a situação atual da Índia no contexto global.
Mapa 1: Mapa da Índia.
Fonte: U.S. Central Intelligence Agency
Apresentação
A civilização indiana se formou ao longo do rio Indo e em comunidades agrícolas nas terras do sul do subcontinente indiano. Em torno de 3000 a.C., a Índia já era uma região com população altamente desenvolvida,