AVES DE POSTURA
1- INTRODUÇÃO
Observando tendências econômicas, há um crescimento focado em áreas de exploração de animais de pequeno porte com retorno rápido e produtividade alta. No Brasil a grande disponibilidade de insumos tem gerado grande expansão do mercado avícola, que por sua vez esta com grande potencial exportador desde que siga as normas internacionais de biossegurança. As novas tendências comerciais trazem a necessidade de adequações das instalações para aves de postura. Por outro lado, segundo BECKER (2002), deve-se considerar também que a criação intensiva exige adaptações fisiológicas e comportamentais dos animais que, por sua vez, devem ser conhecidas para avaliar os sistemas de manejo mais adequados.
Tem-se nas instalações avícolas moderna um dos principais aliados no contexto de adaptação das aves. Uma instalação compreende um conjunto de construções sincronizadas, que atende a uma sistemática de produção que racionalize a criação em seus equipamentos e utensílios, melhor adaptação e facilidade de manejo, controle de doenças, agilização da produção, eficiência reprodutiva e o comportamento animal, levando-se em considerações os fatores econômicos e sociais (FERREIRA et al., 2004).
Por estas e outras razões, as instalações para exploração de animais em especial para aves de postura devem ser muito bem planejadas, projetadas e executadas por profissionais aptos a exercer este trabalho, para haver uma racionalização e condições de trabalho com ganho satisfatório e lucrativo, assim, poderá ser possível atender as necessidades animal e às exigências do mercado.
Este trabalho teve como objetivo o planejamento, dimensionamento e confecção do projeto das instalações tipo galpão para avicultura de postura com capacidade de 22500 galinhas poedeiras alojadas.
2- ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
2.1- AVES
- Tipo: Hy-line variedade BROWN
- Cor da pena: