Alojamento de Aves Postura
Arraçoamento é uma fase crítica no alojamento, pois as máquinas ainda não foram testadas com o peso da ração e normalmente a quebra de pinos em algumas caixas mesmo estando todas elas alinhadas e correntes esticadas. Só que com equipamento bem montado as chances de acontecerem são menores e o tempo para se consertar o problema é infinitamente menor.
Como visto na foto o alinhamento das calhas é importante para a corrente não danificar a calha pelo atrito e evitar quebras no sistema, lembrando que cada calha de 3metros tem custo estimado de R$30,00
Temos a ave saindo da recria e a troca de ambiente e si já é fator de estresse, agora se equipamento não estiver pronto para uso elem do estresse da troca de ambiente ainda temos uma ave passando fome e sede o que fatalmente refletira em maior número de aves mortas, em uma atraso na entrada de produção e piora no armazenamento de reserva o que resultará em uma queda mais rápida na produção pós-pico.
Para minimizar o impacto sobre a ave é fornecido protexim que é um probióticos reconstituinte da microflora intestinal e estimulante do sistema imunitário e o acidificante que tem como objetivo facilitar a digestão e evitar a proliferação de bactérias indesejáveis que possam levar a perdas de peso, diarréia ou doenças no lote. Por esse motivo no primeiro dia de alojamento é imprescindível o bom funcionamento dos dosadores.
Ninhos
O manejo correto dos ninhos é importantíssimo no alojamento por estes devem ter os telhados alternadamente entre fechados e abertos e nos primeiros 2 dias e a noite os ninhos devem estar com extrator aberto para aves não dormirem nem defecarem nos tapetes. O manejo de telhados abertos objetiva que a galhinha possa conhecer o ninho e perca o medo do mesmo e conseqüentemente não coloque ovos na cama que é o lugar naturalmente mais confortável. Tendo um alto índice de ovos de cama temos grande retrabalho no processo para lixar e classificar, além de grandes perdas de ovos