AVES: COMO ELAS SURGIRAM?
Grasiela Inês Jung1
John Lennon de Oliveira2
Luiza Ruff Trojahn3
Resumo
As aves constituem dentre dos vertebrados um dos maiores grupos, estimando-se em mais de nove mil espécies, possuindo características diversificadas. As aves surgiram no Período Jurássico, sendo a mais antiga, o fóssil encontrado conhecido como o Archaeopteryx que apresentava características intermediárias entre os répteis e aves. Muitas espécies de aves surgiram e mais tarde se extinguiram junto aos dinossauros, entretanto, evoluíram transformando-se em um dos grupos de animais mais variados do planeta. Porém, a origem das aves é um tema muito polêmico devido a controvérsias de opiniões, acreditando-se que as aves evoluíram dos dinossauros predatórios de duas pernas, sendo essa opinião mantida por diversas descobertas de fósseis com tais características.
Palavras Chaves: Aves, Origem, Fóssil.
Introdução
As aves conforme Silveira (2012) vêm fascinando o homem desde a antiguidade, seja pelo seu vôo, por seus diferentes cantos, ou por seus variados comportamentos, marcando profundamente diversas culturas ao redor do mundo. Estes atributos também contribuíram para que as aves se tornassem o grupo de vertebrados mais bem conhecido e popular. Apesar das espécies atuais serem bem conhecidas (em relação aos outros grupos de vertebrados), ainda existe controvérsias sobre a história evolutiva deste grupo.
Diversas hipóteses já foram propostas para explicar as relações filogenéticas das aves com os demais grupos de vertebrados. Aves, crocodilos e jacarés são répteis componentes do grande grupo Archosauromorpha, que inclui também os pterosauros e outros dinossauros que não são aves (CHIAPPE, L.M. & VARGAS, A., 2003 APUD FAVRETTO, 2009). Porém, apenas há um século e meio, estudos sobre a origem e transformações das espécies começaram a ser realizados, sendo aprimorado um novo campo da ciência, a evolução. A paleontologia (do grego