violencia domestica
ALUNA: nycy franca
ENVIADO: 02/03/2014
DEFINIÇÃO: A violência doméstica é um problema universal, desde os primórdios dos tempos já se ouvimos falar dos maus tratos sofridos pelas mulheres, ou seja, é como se a mulher tivesse nascido para ‘servir’ o marido e procriar, essa situação é antiga e ao mesmo tempo atual, sempre e bem perto de nós há alguém sofrendo maus tratos por parte de um parente, pai ou responsável, crianças são agredidas todos os dias, bem como os idosos...
AS CAUSAS SÃO VÁRIAS: álcool, drogas, finanças que desencadeia em:
AGRESSÃO FÍSICA: a pessoa pode ser atacada no seu corpo físico por objetos ou não, e ser ferido pelo seu companheiro (a),
AGRESSÃO PISCOLÓGICA: além das agressões físicas, há as ameaças verbais, gestos agressivos que causam danos na auto-estima, e diminuição da auto- aceitação.
SÓCIO-ECONÔMICA: a falta do dinheiro necessário para a sobrevivência é na maioria das vezes o motivo das violências domésticas, trazendo danos irreparáveis e desequilíbrio em toda a família.
IDOSOS E CRIANÇAS: são abandonados todos os dias, física e psicologicamente; o pior dos abandonos...
ESTATÍSTICAS:
-Entre casais 81,1%,
-Pais ou responsáveis 11,6%,
-Familiares 7,3%.
PARA SE REFLETIR: A violência doméstica é um ato de covardia, onde o mais ‘forte’, prevalece sobre o mais ‘fraco’, é falta de respeito consigo mesmo e pelo seu companheiro (a), isso tem revelado como anda a nossa sociedade; o ser humano (a mulher) está pedindo socorro. É necessário punir, mas também orientar, com campanhas educativas de prevenção.
O AGREDIDO (A) DEVE PROCURAR:
-A delegacia de polícia,
-A Defensoria Pública e ou
- Conselho Tutelar.
DENUNCIAR É A MEDIDA CERTA.