ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA FORMALMENTE
Murilo Paixão Teixeira1
Priscila Sandes Costa Felix1
Suellen de Paiva Souto1
Leonardo Gomes Lara 21
RESUMO
A educação ambiental é aquela destinada a desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente, sendo um tema cada vez mais tratado nas escolas. Ela contribui muito para renovar o processo educativo, trazendo a avaliação crítica, a adequação dos conteúdos e o envolvimento dos educando, que é peça fundamental no processo de conscientização dos problemas ambientais.
O trabalho ressalta a importância da educação ambiental para a sociedade, dos seus objetivos e das atitudes que levam alunos, professores e a população a mudar o comportamento e a entender a complexidade que este assunto tem nos dias de hoje.
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental, escolas, avaliação crítica.
1. INTRODUÇÃO
Todos os seres vivos têm necessidade de se apropriarem de recursos da natureza, mesmo como condição necessária para o surgimento da própria vida. Desde os primórdios, o homem buscou se organizar como forma de garantir uma sobrevivência segura.
A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada em gerar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento que envolve á preservação da natureza. Sendo a mesma um tema cada vez mais tratado nas escolas, tendo como enfoque o 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).
A Política Nacional do Meio Ambiente de 1.981, nos trás que a educação ambiental deve ser oferecida em todos os níveis de ensino, e a Constituição Federal de 1.988 estabelece a educação ambiental em todos os níveis de ensino, assim como a conscientização pública e preservação do meio ambiente.
Este trabalho tem como objetivo levantar os principais aspectos colocados pelos autores, sendo a educação ambiental em um universo escolar.
Justifica-se o