Evolução
Abordaremos neste trabalho a questão da evolução das espécies, redigindo umas pesquisa, mostrando as teorias que envolvem todo esse processo e das diferentes formas de comparação, para evidenciar essa evolução, desde o começo de vida na Terra, até todos os tipos de evolução e de espécies existentes, usando os métodos comparativos existentes na Biologia.
2. O que é evolução?
Evolução é o processo através no qual ocorrem mudanças ou transformações nos seres vivos ao decorrer do tempo, dando origem a novas espécies, como a dos cachorros, por exemplo: se cruzar cachorros de raças diferentes, vai dar outro cachorro de raça diferente.
3. Evidências da evolução
A evolução tem bases fortemente reforçadas, pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. Os tópicos mais importantes desse estudo estão a seguir:
1. Homologia e analogia
Por homologia entende-se que a semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a mesma origem embriológica. As estruturas homológicas podem exercer ou não a mesma função. Exemplo: O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homológicas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica. Nesses casos, não há similaridade funcional.
Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.
A analogia refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.
As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto, estruturas análogas.
2. Órgãos vestigiais