Aventuras de pi
imagens onde o mar e o céu se refletem mutuamente até se fundirem (seja calmo ou tempestuoso).
Quando Pi e o tigre ficam frente a frente se encarando. O universo parece ser uma seqüência de reflexos onde o homem está no centro de tudo.
Não há comunicação ou harmonia, apenas submissão e subjulgação de uma cadeia alimentar onde o homem se encontra no topo graças à Razão – aqui representada pelo manual do kit de sobrevivência do bote salva-vidas. Pi teve sob seu controle a situação e longe das garras do animal se mantendo vivo.
Ai sim entra a experiência do Sagrado e a luta pela sobrevivência, onde Pi ficará diante da violência de seus novos companheiros de embarcação(no bote salva vidas e verá uma pequena amostra da cadeia alimentar terrestre). Pi terá a necessidade de abandonar o vegetarianismo para se alimentar de peixes e para continuar vivo. Uma história de varias provações que abalaram sua relação com Deus.
FIMPi o único de sua família a sobreviver a um naufrágio, filho de um dono de zoológico, vegetariano e muito religioso. Na sua busca pelo sentido da existência acaba misturando hinduísmo, islamismo e cristianismo. Irônico, seu pai comenta: “pelo menos no cristianismo você carrega a culpa de apenas um Deus...”.