Delineamento de pesquisa
Tem por objetivo investigar possíveis relações de causa e efeito entre um determinado fato identificado pelo pesquisador e um fenômeno que ocorre posteriormente. A principal característica da pesquisa é o fato de os dados serem coletados após a ocorrência dos eventos.
A pesquisa é utilizada quando há impossibilidade de aplicação de pesquisa experimental, pelo fato de nem sempre ser possível manipular as variáveis necessárias para o estudo da causa e do seu efeito.
Exemplo: Evasão escolar: É após a evasão escolar que se tenta analisar as causas. Num estudo experimental e de acordo com a autora, seria o inverso, tomando-se primeiramente um grupo de alunos a quem seria dado um determinado tratamento e observar-se-ia depois o índice de evasão.
Exemplo: Relacionamento entre pais e filhos nas diferentes fases do ciclo vital familiar: O trabalho realizado teve como objetivo principal verificar a dinâmica e estrutura do relacionamento entre pais e filhos nas diferentes fases do ciclo vital. Trata-se de uma pesquisa ex-post-facto, tendo como instrumentos para a obtenção dos dados, entrevistas semi-dirigidas e formulários.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Universidade Estadual do Ceará. p. 32-38. abril-maio, 2002
É uma investigação sistemática, empírica na qual o pesquisador não tem controle direto sobre as variáveis independentes, por que já ocorreram suas manifestações ou por que são intrinsecamente não manipuláveis. Nesse caso são feitas inferências sobre a relação entre variáveis sem observação direta, a partir da variação concomitante entre as variáveis independentes e dependentes.
A manipulação da variável independente é impossível. Elas já chegam ao pesquisador tendo exercido os seus efeitos. Também não é possível designar aleatoriamente sujeitos e tratamentos a grupos experimentais. A pesquisa lida com variáveis que, por sua natureza não são manipuláveis, como: sexo, classe social, nível intelectual,