Metodologia do trabalho
Alunos (a): Wagner Carvalho
CPD: 973877
Professor (a): Fabiana Mendes Lobato
TIPOS DE PESQUISA
No texto encontram-se as classificações e os objetivos de cada uma das pesquisas que de dividem em três grupos: pesquisas exploratórias; pesquisas descritivas e pesquisas explicativas.
A PESQUISA EXPLORATÓRIA
Esta pesquisa tem o objetivo nos familiarizar com um assunto ainda pouco conhecido, ao final desta pesquisa se conhecerá mais sobre e estará apto a construir hipóteses. Esse tipo de pesquisa é sempre específico, haverá sempre alguma obra, ou entrevista com pessoas que tiveram experiências práticas com problemas semelhantes.
PESQUISA DESCRITIVA
Relata experiência e demonstra bem o que é uma pesquisa, pois descreve uma experiência, uma situação, fenômeno ou processo nos mínimos detalhes. De acordo com Gil (2008) as pesquisas descritivas possuem como objetivo a descrição das características de uma população, características de um determinado grupo em relação a sexo, faixa etária, renda familiar etc. Esta pesquisa geralmente assume a forma de levantamentos, quando o aprofundamento da pesquisa descritiva permite estabelecer relações de dependência entre variáveis.
PESQUISA EXPLICATIVA
Essa pesquisa tem o objetivo maior de identificar fatores que determinam ou que contribuem, para a ocorrência de fenômenos. Este tipo de pesquisa é a que mais aprofunda o conhecimento da realidade, e por isso mesmo, está fortemente calcada em métodos experimentais.
DELINEAMENTO DE UMA PESQUISA
Essa fase irá fornecer o planejamento da pesquisa e um norte teórico. Gil (2008) nos ensina que o mais importante da fase de delineamento é a coleta de dados.
DELINEAMENTO – PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
De forma geral, qualquer informação publicada é passível de se tornar uma fonte de consulta. Na visão de Freire – Maia (1998), a ciência que já foi produzida e testada, denominada como ciência-disciplina, está disponível nos