Avanços e desafios de planejamento no sus
Disciplina: Planejamento Estratégico Governamental
Avanços e desafios do planejamento no SUS
Resumo
O SUS é uma importante política de inclusão que, em duas décadas, incorporou dezenas de milhões de pessoas ao sistema público de saúde, ampliando o elenco de ações e serviços ofertados à população.
Ainda que com muitos limites e insuficiências, o SUS oferece hoje, com direito de acesso universal, atenção integral à saúde em substituição à assistência médico-hospitalar ofertada à restrita parcela da população incorporada ao mercado formal de trabalho, como era o padrão vigente até a década de 1980. O acesso a transplantes, medicamentos de alto custo e cuidados odontológicos, até então privilégio de reduzida parcela da população; hoje, estão disponíveis no sistema público de saúde.
Apesar de todos esses avanços, dificuldades de acesso, especialmente a atendimentos e exames mais especializados, fazem parte do cotidiano dos usuários do SUS em muitas localidades. A falta de garantias de que o cidadão terá seus problemas de saúde atendidos no tempo oportuno desvela a face mais frágil e desumana do sistema. “O Sistema de Planejamento do SUS é a atuação de forma contínua, articulada,integrada e solidária das áreas de planejamento das 3 esferas de gestão, pois não basta somente montar o plano municipal e sim alcançar os objetivos. Planejar consiste, basicamente, em decidir com antecedência o que será feito para mudar condições adequadas venham a deteriorar-se no futuro.”(CHORNY,1998)
Ressalta-se novamente que se avançou muito no campo formal de garantia do direito à saúde, mas ainda há muito a ser realizado para que este seja efetivamente garantido.
Introdução
A fundadora da Pastoral da criança, dra, Zilda Arns acredita no Sistema Único de Saúde e diz que é o melhor Sistema Único do mundo. Em entrevista dada à Fenan TV em 02/06/2008, quando indagada “você acredita no SUS?” ela respondeu: Eu tenho certeza