Sus: desafios e perspectivas
Faculdades São Camilo - RJ
Docente: Carlos Paiva
SUS: Desafios e Perspectivas
Acadêmica do 1º Período:
Kamille Thayná Gomes dos Santos
Rio de Janeiro
Maio de 2013
Introdução
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um fruto de uma bem sucedida ação política que teve sua base no movimento sanitário. Representa um avanço na concretização do direito a saúde da população, pois introduziu como princípios a universalidade, integralidade e a equidade das ações e serviços de saúde. Com o crescimento da rede pública e a ampliação da cobertura da assistência deram-se com fortes componentes de descentralização e municipalização dos serviços de saúde. Porém, para continuar a ampliar seus avanços existem uns problemas a serem enfrentados para consolidá-lo como sistema público que possa prestar serviços de qualidade a população brasileira:
• O desafio da universalização;
• O desafio do financiamento;
• O desafio do modelo de atenção à saúde;
• O desafio da gestão do trabalho no SUS;
• O desafio da participação social.
Aperfeiçoar a universalidade, garantir a integralidade, obter a equidade e humanizar o atendimento são os principais desafios do SUS no momento.
DESENVOLVIMENTO:
Todos aqueles que lutam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso país reconhecem os grandes avanços do sistema ocorridos na última década, que incluem a ampliação da extensão do acesso da população aos serviços de saúde, tanto na atenção básica como naquela de maior complexidade, acompanhada de um processo de descentralização bastante aprofundado, tornando os municípios os principais atores da saúde no sistema público. Esse avanço resultou do grande impulso dado à política de saúde nacional pelas propostas do movimento de reforma sanitária de décadas anteriores, inicialmente