sistema único de saude
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Considerações finais 15
4 BIBLIOGRAFIA 16
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual foi desenvolvida pesquisando os principais autores e livros da área e foi baseada em artigo do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). Tem por finalidade o aprimoramento dos conhecimentos, e como objetivo principal o estudo sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), seu amplo contexto, tendo como base seus principais fundamentos e características.
Apresenta um balanço da implantação do Sistema Único de Saúde/SUS, considerando as Diretrizes Constitucionais na área da saúde. Situam o contexto e as principais questões que nortearam a criação do SUS propondo uma renovada articulação das políticas setoriais com um projeto mais amplo para a sociedade. Levam em conta os avanços no acesso, na integralidade da atenção, na Universalidade e equidade.
Cabe lembrar que, antes da criação do Sistema Único de Saúde, o Ministério da Saúde desenvolvia, quase que exclusivamente, ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, como campanhas de vacinação e controle de endemias.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CRIAÇÃO do SUS
Nasceu na década de 80 (oitenta), fruto da reivindicação da sociedade civil através de movimentos pela reforma sanitária. Em 1988, concluiu-se o processo constituinte e foi promulgada a oitava Constituição do Brasil, que foi um marco fundamental na redefinição das prioridades da política do Estado na área da saúde pública. A Constituição Federal de 1988 (a chamada “Constituição Cidadã”) define o conceito de saúde, incorporando novas dimensões.
Foram criadas várias diretrizes para que no país pudesse buscar a democracia. Foram definidas as maneiras de criação para que todos os brasileiros pudessem ter Garantidos seus Direitos, a Criação do Estado, as Regras de Ordem